quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

CHOQUE ELÉCTRICO






Acontece quando existe uma passagem de corrente eléctrica pelo corpo de um indivíduo. Pode ocorrer sobretudo em bebés que gatinham, pois descolam-se ao nível onde habitualmente são instaladas as tomadas eléctricas, ou seja, junto ao chão. A curiosidade normal da criança impele-a a colocar os dedos na tomada, originando, assim, o choque eléctrico.




Perante esta situação, os pais devem, antes de tudo, desligar a fonte de corrente eléctrica (disjuntor) e ligar para o 112. Depois de se assegurarem de que a criança já não está em contacto com a corrente (para não sofram vocês também um choque eléctrico, o que os impossibilitaria de socorrer a criança), verifiquem o seu estado de consciência e, se ela estiver inconsciente (mas a respirar), coloquem -na posição lateral de segurança. Assegurem-se também de que a criança está a respirar , pois, se não estiver, terão de iniciar a ventilação artificial. Confirmem se ela apresenta marcas de entrada e de saída da energia no corpo e tratem-nas em conformidade com uma situação de queimadura.




Posição Lateral De Segurança(em cima)




É usada para evitar que a vítima sufoque, quer devido ao relaxamento dos músculos da língua (que cai para a parte de trás da garganta) que em resultado de eventuais vómitos, secreções ou sangue, quando permanece deitada de costas no chão.





A posição lateral de segurança (PLS) procura assegurar a abertura da via aérea





-impedindo que a língua caia para trás e facilitando a saída de líquidos para o exterior da boca-e não deve ser utilizada quando existem suspeitas de traumatismo, nomeadamente na zona da coluna cervical.




Deve então:


Ajoelhar-se ao lado da criança, alinhando-lhe as pernas e os braços;
Retirar quaisquer objectos que possam magoá-la e alarga-lhe as roupas;

Agarrar o braço da criança que fica do seu lado e dobrá-lo pelo cotovelo, em ângulo recto;

Pegar na outra mão e encostá-la à bochecha da criança que fica do seu lado;


Dobrar a perna do lado oposto ao seu lado (pelo joelho) e puxar a criança, rodando o corpo desta na sua direcção;


Certifique-se de que a cabeça fica em extensão, ajustando-a se necessário;


Verificar regularmente o esdado da criança.

Sem comentários:

Enviar um comentário